APRESENTAÇÃO
MISSÃO
A principal missão é a da valorização e divulgação dos valores do Tejo, sublinhando-se a importância da componente da economia – o investimento, o emprego – do meio ambiente e das culturas ribeirinhas, como focos decisivos para o desenvolvimento humano e a salvaguarda do meio ambiente do Tejo.
EIXO DE ATUAÇÃO
Como ficou definido na assembleia geral (AG) constituinte da CIT os eixos de atuação focam-se no meio ambiente, na economia e na cultura ribeirinha. É entendimento da CIT que o conceito de sustentabilidade torna indissociáveis estes três eixos de atuação. Na AG constituinte (realizada em Vila Franca de Xira) participaram 135 pessoas de 49 localidades ribeirinhas do Tejo, desde Almada até Aranjuez.
OBJETIVO
A CIT é uma plataforma não reivindicativa, criada para aproximar pessoas e entidades ao longo do Tejo ibérico, para confluírem em pontos de entendimento válidos para o desenvolvimento harmonioso e sustentável das comunidades ribeirinhas. Com este espírito desenvolver-se-á uma atividade envolvendo as comunidades situadas na bacia hidrográfica do rio que propicie a partilha de valores, sentimentos e interesses das populações e dos agentes políticos, económicos, culturais e ambientais, para que ao longo do Tejo se recupere a cumplicidade e a ligação entre os seus povos, através de projetos e de ações que devolvam a identidade ao rio, aumentem a consciência ambiental, e captem a atenção, o interesse e os investimentos que segurem as populações às suas origens. Além disso, visa-se promover ações conjuntas com entidades que comunguem os mesmos princípios, ainda que localizadas noutras regiões da Península.